acemoglu56_NICOLAS MAETERLINCKBELGA MAGAFP via Getty Images_chatgpt NICOLAS MAETERLINCK/BELGA MAG/AFP via Getty Images

O que há de errado com o ChatGPT?

CAMBRIDGE – A Microsoft está supostamente encantada com o ChatGPT da OpenAI, um programa de inteligência artificial de linguagem natural capaz de gerar texto que se lê como se um ser humano o tivesse escrito. Aproveitando o fácil acesso ao financiamento na última década, empresas e fundos de capital de risco investiram bilhões em uma corrida armamentista de IA, resultando em uma tecnologia que agora pode ser usada para substituir humanos em uma ampla gama de tarefas. Isso pode ser um desastre não apenas para os trabalhadores, mas também para os consumidores e até para os investidores.

O problema para os trabalhadores é óbvio: haverá menos empregos que exijam fortes habilidades de comunicação e, portanto, menos cargos que paguem bem. Faxineiros, motoristas e alguns outros trabalhadores braçais manterão seus empregos, mas todos os outros deveriam ter medo. Consideremos o atendimento ao cliente. Em vez de contratar pessoas para interagir com os clientes, as empresas confiarão cada vez mais em IAs generativas, como o ChatGPT, para aplacar os irritados consumidores com palavras inteligentes e tranquilizadoras. Menos empregos iniciais significarão menos oportunidades para iniciar uma carreira – continuando uma tendência estabelecida pelas tecnologias digitais anteriores.

Consumidores também irão sofrer. Os chatbots podem ser adequados para lidar com perguntas totalmente rotineiras, mas não são perguntas rotineiras que geralmente levam o consumidor a ligar para o atendimento ao cliente. Quando há um problema real – como uma companhia aérea paralisada ou um cano estourado no seu porão – você quer falar com um profissional bem qualificado e empático com a capacidade de mobilizar recursos e organizar soluções oportunas. Você não quer ficar na linha esperando por horas a fio, contudo, também não quer falar imediatamente com um chatbot eloquente, porém inútil.

https://prosyn.org/M05VAj9pt