fofack10_ Michael M. SantiagoGetty Images_inflationprices Michael M. Santiago/Getty Images

O grande compromisso com a inflação

CAIRO – No dia 4 de maio, a Reserva Federal dos Estados Unidos subiu a sua taxa de juro de referência em meio ponto percentual numa tentativa agressiva de atenuar a crescente inflação anual dos EUA, que atualmente está no nível mais elevado dos últimos 40 anos, nos 8,3%. E a inflação na zona euro atingiu um recorde anual de 7,5% em abril, de acordo com estimativas preliminares.

Estes aumentos acentuados e consideráveis ​​de preços – acelerados pela guerra na Ucrânia – estão a aumentar o espetro da estagflação e podem minar significativamente o poder de compra das famílias. Os grupos vulneráveis ​​de baixa rendimento serão, provavelmente, mais severamente afetados porque têm acesso limitado aos mercados financeiros, o que dificulta a nivelação do seu consumo. Além disso, como os preços aumentam mais para os bens essenciais que dominam o cabaz de consumo das famílias de baixa rendimento, a diferença de inflação entre ricos e pobres – um fenómeno que os economistas chamam de “desigualdade inflacionária”– pode aumentar ainda mais.

Há apenas alguns meses, a prioridade do objetivo de estabilidade de preços era excecionalmente baixa no compromisso crescimento-inflação. Os bancos centrais, argumentava-se, deveriam continuar a concentrar-se em apoiar a recuperação económica pós-pandemia. Mas hoje a questão crucial é se os formuladores de políticas monetárias estão a fazer o suficiente para combater a inflação. No caso dos bancos centrais sistemicamente importantes, é difícil argumentar de forma convincente que eles estão a considerar os riscos que surgiram.

https://prosyn.org/KMNzygept