Somalia daily life Mohamed Abdiwahab/Getty Images

Igualdade de género orientada por dados

NOVA IORQUE — Um ponto-chave da ordem de trabalhos da reunião anual deste ano da Assembleia Geral das Nações Unidas, a decorrer esta semana, é a avaliação a evolução geral dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o roteiro de consenso da ONU para a solução dos maiores desafios do mundo até 2030.

Integrei a equipa da ONU que ajudou a criar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que antecederam os ODS. Na altura da conclusão dos ODM em 2015, estes tinham promovido alguns dos benefícios mais rápidos e mais extensos jamais registados nos domínios da saúde e do desenvolvimento a nível mundial. Os ODM prepararam o caminho para os ODS, e eu fui incentivado pelo empenho demonstrado pela comunidade mundial em relação ao apoio à agenda de desenvolvimento pós-2015.

Contudo, ficou também claro para mim e para os outros que se não houver um enfoque mais deliberado e orientado por dados, em particular sobre as necessidades das mulheres adultas e jovens, a evolução no sentido da concretização uma ampla gama de objectivos será afectada. Se não alcançarmos a igualdade de género a nível mundial, não conseguiremos assegurar a concretização de muitos outros objectivos, desde acabar com a pobreza até garantir a boa saúde.

https://prosyn.org/JQpaqYypt