cramer1_MANJUNATH KIRANAFP via Getty Images_ banks india MANJUNATH KIRAN/AFP via Getty Images

Os benefícios da inclusão financeira para a saúde

LONDRES – Pelo menos metade da população mundial não tem acesso a serviços de saúde essenciais e as despesas com cuidados de saúde empurram quase 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema todos os anos. A forma como os escassos recursos são distribuídos pode fazer diferença e há boas razões para acreditar que o financiamento pode desempenhar um papel decisivo na resolução deste desafio. Mais de 60 países lançaram estratégias de inclusão financeira nacionais e a investigação académica está empenhada em compreender o seu impacto.

Até há bem pouco tempo, não havia provas de que o financiamento pudesse fazer uma diferença significativa na saúde. Ensaios controlados e selecionados aleatoriamente, que ofereciam às famílias produtos financeiros como contas de poupança, crédito e seguros de saúde, não registaram qualquer impacto. Mas, convém realçar que estes estudos não examinaram aspetos importantes da atividade bancária a longo prazo e em grande escala, nem tiveram em conta os produtos e serviços financeiros oferecidos às empresas e aos prestadores de cuidados de saúde.

Num estudo recente, recorri a uma experiência no terreno que introduziu variações na presença bancária na Índia para avaliar os efeitos da melhoria da inclusão financeira a nível nacional, ao longo de dez anos, e em diferentes atores no mercado. Ao contrário de estudos anteriores, encontrei melhorias substanciais na saúde das famílias.

To continue reading, register now.

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

Subscribe

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

https://prosyn.org/ZNp2AM3pt