rogoff212_Bettman Getty Images_ nixon Bettman Getty Images

De volta aos anos setenta?

CAMBRIDGE – Com a saída desastrosa dos Estados Unidos do Afeganistão, os paralelismos entre as décadas de 2020 e de 1970 continuam a aumentar. Será que um período sustentado de alta inflação acaba de se tornar muito mais provável? Até há pouco tempo, eu teria dito que as probabilidades estariam claramente contra. Agora, não tenho tanta certeza, especialmente se olhar para o futuro.

Muitos economistas parecem ver a inflação como um problema puramente tecnocrático e a maioria dos banqueiros centrais gostaria de acreditar nisso. Na verdade, as raízes da inflação sustentada derivam principalmente de problemas de economia política, e aqui a longa lista de semelhanças entre a década de 1970 e hoje é inquietante.

A nível nacional, após um período em que o presidente dos Estados Unidos desafia as normas institucionais (Richard Nixon era a versão da década de 1970), uma pessoa minuciosamente decente assume o cargo (naquela época, Jimmy Carter). A nível internacional, os EUA sofrem uma derrota humilhante nas mãos de um adversário muito mais fraco, mas muito mais determinado (o Vietname do Norte na década de 1970, os Talibãs hoje).

https://prosyn.org/cQFO0v7pt